sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Pitanga


Amora teve 26 registros em São Paulo no ano de 2014, e tem ganhado cada vez mais adeptos. É um nome de fruta, e muito da resistência a esse nome se deve a isso. Hoje em dia não é tão difícil encontrar numa pesquisa rápida pessoas com nomes hippies: Sol, Lua, Relva, Terra, Raiz, Concha, Luz, Cristal, Pérola, Pétala, etc. 

Isso é muito legal porque abre perspectivas para que a gente amplie bem mais nossos horizontes e abra nossa cabeça para nomes antes não cogitados. Se pararmos para pensar, todos os nomes que temos possuem significados que vão desde elementos da natureza, virtudes, animais, etc. Portanto, não é uma novidade para humanidade nomear os filhos de acordo com palavras que expressem simbologia. Aí que chegamos a Pitanga.

Acho que automaticamente remete à Camila Pitanga, atriz brasileira. Mas não, gente, não é um composto. No caso da atriz, é o sobrenome dela. Era hábito entre senhores de escravos dar nomes de árvores aos escravos recém comprados, como José Lima, João Pitanga. Logo, não se animem. Mas por outro lado, o fato desse nome ser conhecido e repetido na mídia o tempo todo, facilita para aceitarmos a sua sonoridade numa boa.

Além de ser o nome da frutinha da Pitangueira, Pitanga tem origem e significado. A palavra "pitanga" vem do termo tupi antigo ybápytanga, que significa "fruto avermelhado" (ybá, "fruto" + pytang, "avermelhado" + a, sufixo), numa referência à cor mais comum do fruto. Portanto, além de um nome literal e hippie ainda é um nome indígena. 

Por ser uma fruta nativa do Brasil e nomeada a partir de uma palavra em tupi-guarani, em países onde ela tenha chegado, é conhecida pelo mesmo nome. Ou seja, não existe tradução para Pitanga em outras línguas. Deste modo, quem quiser usar, terá que se contentar com a palavra substantiva em português mesmo. 

Geralmente uso o argumento de que uma determinada palavra literal pode ser bem vista como nome, a partir da sonoridade parecida com outro nome conhecido. Entretanto, não é fácil achar um nome começado com "Pit" e terminado em "anga". Ele é único. Por que eu acho sua sonoridade boa para nomear um ser humano? Bom... Por que sim! 

Acho que Pitanga pode ser um nome fofíssimo para uma pessoinha em potencial.








Nenhum comentário:

Postar um comentário