quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Théo

Embora alguns sites deem o significado de Théo como sendo forma curta de Theodoro, Theobaldo, Theodorico, etc., na verdade a palavra “Theo” em grego, significa literalmente, “Deus”. 

Por esse mesmo motivo que a área de estudos das religiões chama-se “Teologia”, por esse motivo chamamos um governo onde o poder supostamente vem de Deus de “Teocracia” e assim por diante. O elemento grego “Theo” simplesmente quer dizer Deus.

É possível também usar a variante sem H: Téo, mas por algum motivo (a mim) parece que está faltando alguma coisa.

É um nome curtinho, moderno e que caiu no gosto da população recentemente, já figurando como o 23º colocado no Ranking Anual do Baby Center 2014, tendo subido sete posições em relação ao ano anterior.

Talvez a popularidade se deva ao personagem Theo, interpretado pelo ator Rodrigo Lombardi na novela Salve Jorge, que foi ao ar em 2013. O capitão da cavalaria honesto, fiel e lindo deve ter inspirado muitas mães a escolherem este nome para o filho.

No ranking oficial divulgado pela Arpen/SP aponta que no estado de São Paulo, nasceram apenas664 meninos chamados Theo no ano de 2014. Ou seja, o Ranking não oficial do Baby Center (que é o único ranking pretensamente nacional que dispomos) não bate como o Ranking oficial do Estado de São Paulo, onde Theo, numa abordagem geral (Sem separação por gênero) está na posição 150ª.

O nome segue a tendência dos nomes curtos e modernos, que tem sido escolhido por muitos pais na atualidade. Estando no TOP 100 não se configura em algo muito “Ousado” mas também não é algo tão comum que já tenha enjoado. É uma opção perfeita para quem não gosta de nomes excessivamente populares nem tem coragem para arriscar-se demais.

Há ainda quem prefira dar o nome Theodoro e escolher chama-lo pelo apelido Theo. Uma das desvantagens desse tipo de nome é a frequente pergunta: “Mas é o nome do bebê mesmo?”, “É apelido de Theodoro?”, em geral as pessoas pensam mesmo que se trata de um diminutivo carinhoso para a criança, e não o nome propriamente dito.

Outra dúvida que pode surgir é : Théo ou Theo? Com acento ou sem acento? Encontrei dois tipos de informação, e não tenho formação específica e exaustiva em gramática, portanto, vou compartilhar as duas hipóteses:

1. Theo se escreve sem acento segundo nossas normas gramaticais porque é uma palavra paroxítona. Porém, por ser nome próprio normalmente se permite que a mãe/pai decidam como querem escrever. Porém, Theo sem acento pode ser pronunciado como “teu”, e isso vai ser muito desagradável. Então aqui (minha opinião, de novo) entendo que é melhor colocar acento.

2. “Tem-se que analisar se a palavra é oxítona ou paroxítona. Não há como uma palavra ser das duas classificações ao mesmo tempo, portanto somente uma regra será aplicada. "Theo" é oxítona, pois as vogais "e" e "o" não formam hiato, o que é verificado na pronúncia da palavra. Portanto, deve ser acentuada, seguindo as normas de acentuação: Théo” (Usuária do Baby Center com nick “Prieadri1” neste tópico aqui).

Curiosidades

O marchand holandês Theo van Gogh (1857-1891) foi irmão do pintor Vincent van Gogh, com quem trocou intensa correspondência. Um bisneto seu, também chamado Theo van Gogh (1957-2004), foi um cineasta holandês, assassinado depois de realizar filmes críticos ao Islã.

Theotokos (grego: Θεοτόκος, transliteração: Theotókos) é o título grego de Maria, usado especialmente na Igreja Ortodoxa e Igrejas Orientais Católicas. Sua tradução literal para o português inclui "portadora de Deus".

O filho da cantora Sandy se chama Theo. Muitas discussões nos fóruns de onomástica se deram sobre a possibilidade de popularizar ainda mais o nome (isso veremos no Ranking do ano de 2015, aguardem os próximos capítulos). 

Para mim – modesta opinião, outra vez – a Sandy dificilmente vai ditar moda, ela foi ídolo quando ainda era dupla Sandy & Junior, quando eram pequeninhos e cantavam engraçadinho. 

Agora as músicas são ruins, ela cresceu e a voz continuou infantil e já não é mais ídolo para ninguém (prova disso é que a carreira não deslancha de jeito nenhum). É claro que essa é só uma opinião, e evidentemente posso estar redondamente enganada.

Enfim, se você está pensando em usar Théo para nomear o seu filho, acredito que esteja no caminho certo. Não está popular em excesso, nem mesmo é "esquisito" a ponto de causar narizes torcidos das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário