terça-feira, 24 de novembro de 2015

Mégara

Mégara é, possivelmente, uma variante de Megaera, ou ainda, um nome derivado a partir da cidade grega antiga, Megara, a oeste de Atenas, ou ainda, uma antiga colônia grega na Sicília chamada Megara Hyblaea. Os topônimos derivam de "megaron", de "megas", ou seja, "grande, maravilhoso", referindo-se a algo realmente majestoso. 

Megaera, e portanto, Mégara, seria a forma latinizada do grego Μεγαιρα (Megaira), que foi derivado de μεγαιρω (megairo) que significa "rancor". Este era o nome de uma das fúrias (ou erínias) na mitologia grega. O nome é usado como uma palavra em várias línguas europeias para denotar uma mulher rabugenta, mal humorada, por exemplo, a palavra mégère (francês) e megera (italiano). 

Na mitologia grega, Mégara era a filha mais velha de Creonte, o rei de Tebas. Em recompensa por Hércules defender Tebas, Creon ofereceu sua filha em casamento à ele. Mégara e Hércules tiveram um filho e uma filha, os quais Hércules matou quando Hera lhe inflingiu uma loucura temporária. Algumas fontes dizem que Hércules teria matado Mégara, e em outras, ela teria sido dada a Iolaus, quando Hércules deixou Tebas para sempre. 

No filme de animação da Disney, a personagem Mégara é também chamada de Meg, uma jovem que trabalha para o Senhor do Submundo, Hades. Ela teria ido ao submundo para reviver um homem pelo qual era apaixonada, e ao voltar, ele se apaixonou por outra pessoa, deixando-a trancada à servidão. 

Mégara (/ˈmɛɡərə/; em grego: Μέγαρα) é uma cidade de vocação agrícola, 43 km a oeste de Atenas. Situa-se na seção norte do istmo de Corinto oposto à ilha de Salamis, que pertenceu a Mégara na Antiguidade, antes de ser tomada por Atenas.

Mégara também é o título de um poema de Safo.


Mégara foi documentário grego de 1974, vencedor dos prêmios de melhor produção e escolha do público no Festival do cinema grego de 1974.

Teógnis de Mégara foi um poeta lírico grego do Século VI a.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário