terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Malu

Malu foi o grande destaque  do Ranking do Baby Center Brasil do ano de 2014. Está longe de compor o top 10 – encontra-se na 68ª posição – mas o destaque está na sua escalada: Subiu 29 posições em relação a 2013.

Originalmente é apelido para Maria Lúcia ou para Maria Luísa, portanto, não tem como estabelecer um significado real sobre ele.

Alguns sites dão como um nome havaiano que significaria "proteção, aconchego", mas esses sites, conforme diz a Shamaim,não são nem um pouco confiáveis. Mallu, com essa grafia, é um termo hindi que significa "macaco" e é usado como uma ofensa racional contra os nativos do estado de Kerala, na Índia. 


Já Malu, segundo Shamaim, ela mesma encontrou em vários sites como apelido de Mary Louise (Maria Luísa) no Havaí. Ou seja, mesmo no Havaí é apelido. 

De Acordo com a lista da ARPEN/SP teve 119 Malu's .

Abrindo um parênteses, é possível observar que a posição e o crescimento de Malu no ranking do Baby Center não condiz proporcionalmente com o número de registros em SP, que serve como uma boa amostra dos nomes preferidos pelos brasileiros. Apenas 133 meninas foram registradas com o nome Malu, o que fica muito longe de colocar o nome no Top 100.

Entre as meninas que compõem este blog, uma coisa é consenso: Todo mundo acha que Malu tem muita cara de apelido para ser usado como nome próprio. Afinal, Malu *é* apelido para Maria Lúcia, Maria Luísa, Maria de Lourdes. Mallu é estropiação mesmo (Shamaim).

No entanto, tem bastante gente que acha que vale como nome oficial. Considerando as milhares de estropiações de Camila, Heloísa, Nicole... Eu (Athena) passo a considerar Malu como nome oficial até bem aceitável.

Para chamar de Malu seria bastante simples: coloca um composto com um nome começado com Ma e outro com Lu. Uma apelido usado como nome faz com que perca um pouco a credibilidade, afinal parece infantil para sempre.


Inclusive a atriz brasileira Malu Mader, se chama na verdade Maria de Lourdes da Silveira Mäder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário