segunda-feira, 9 de maio de 2016

Lara

.

Diminutivo Russo de Larissa. Lara tem 5 incertos significados, que são: "muda"; "falante"; "da acrópole" ou, ainda, "loureiro", "vitoriosa".

Sua origem também é incerta, mas provavelmente vem do derivado grego que quer dizer literalmente “muda”.

Na mitologia grega, Lara era uma ninfa também chamada de Tácita ou Muta, que informou Juno(Hera) das infidelidades de Júpiter(Zeus). Este lhe cortou a língua e mandou Mercúrio (Hermes)levá-la para o inferno.

Mercúrio acabou se apaixonando por Lara e ela deu à luz aos dois "lares", nome dado aos deuses domésticos protetores dos lares, das ruas, dos caminhos, das culturas e dos campos.

Há algumas fontes que relacionam a origem de Lara como uma variante de Larunda, nome mitológico proveniente de outro termo grego, lalein, que significa "falar", dando o significado de "falante".

Pode ainda ser associado como a variante russa, ou o diminutivo, de Larissa, o qual tem origem no nome grego Lárissa, que quer dizer literalmente "da acrópole".

Ainda pode ter sido originada como a versão islandesa de Laura, variante feminina de Lauro, que surgiu a partir do latim laurus e significa "loureiro, louro", por extensão "vitoriosa, triunfadora".


Sua origem é Russa, grega e latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário