quinta-feira, 2 de julho de 2015

Alma

.
*** Este texto foi originalmente publicado
no Blog dos Nomes, de autoria de Maria Pilar Neto. 
Para ler o texto e comentários
em seu sítio original, clique aqui. 


Nunca fui grande adepta de homenagens, mas de vez em quando páro para pensar no assunto. Não era capaz de usar Alda, nome de uma tia minha, mas procurei nomes parecidos e apaixonei-me por Alma. Este sim usaria sem problemas. É um literal muito querido, elegante, com uma sonoridade delicada, angelical. Curtinho, fácil de dizer e escrever. Não minto quando digo que é dos nomes mais bonitos que já conheci, e também dos meus preferidos. E não sei porquê faz-me lembrar um pouco Espanha, talvez por ser parecido com Alba. 

Com origem no latim, Alma deriva de almus e tem como significado “que nutre”, “que alimenta”. 

Alma tornou-se conhecido depois da Batalha de Alma (1854), travada na margem do rio Alma entre o império russo e a coligação anglo-franco-otomana. Em memória desta batalha, uma das pontes de Paris recebeu o nome Ponte de Alma

Estamos perante um nome raríssimo em Portugal: em 2012 não teve nenhum registo, em 2013 teve 2 e em 2014 teve 3. Eu, que adoro nomes incomuns/raros, fico contentíssima com estes resultados. Mas como sei que Alma está carregado de beleza e qualidades, fico com pena que só três famílias tenham percebido isso no ano passado. Acho que se enquadra na perfeição nos nomes literais que mais agradam aos portugueses – ClaraBiancaÍrisLuna – e também noutros curtos populares –LaraAliceEvaMaraEmaLiaNoa. Associo-o ainda aos curtinhos literais Luz &Paz e acho que faziam um belo trio para irmãs. 

Adoro mesmo muito Alma e sou mais que capaz de o usar numa filha.

*******

E você, gosta do nome Alma? Deixe um comentário. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário