*** Texto originalmente publicado
no Blog dos Nomes, de autoria da blogueira
Joana Recharte. Para ler em seu sítio original,
. |
Um tesourinho discreto. É assim que descrevo este nome, que tanto me agrada e entusiasma. Naturalmente, compreendo que nem todos partilhem deste meu fascínio, mas a verdade é que Angelina possui uma sonoridade extremamente cativante e aquele pormenor da terminação em –ina dá-lhe um ar muito atual, por ser uma tendência (como temos vindo a ver) moderna.
O nome ganhou força depois de muitos anos subjugado a mero diminutivo de Ângela, nome que, por sua vez, advém da forma latinizada do termo grego Angelus, que quer dizer anjo, a criatura divina tão acarinhada. Por se ter tratado de um diminutivo em primeira instância, podemos afirmar que Angelina significa “pequeno anjo”, ou até “pequena mensageira”. Para quem analisa o nome com base no seu significado,Angelina pode facilmente erguer-se na lista de favoritos.
A maior referência será Angelina Jolie, que dispensa apresentações. Na música, Bob Dilan escreveu duas canções que focam o nome: Angelina e Farewell Angelina. Também Louis Prima tem uma música com este nome como título, uma música bem divertida, bem ao estilo vintage italiano.
Em Portugal o número de registos anuais de Angelina tem sido relativamente baixo (13 meninas em 2014), tendência que também se regista no Brasil. É, portanto, um nome longe da ribalta, harmonioso, facilmente reconhecido em grande parte do mundo e muito querido, o que para mim o torna perfeitamente aceitável e usável em 2015 e doravante.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário