*** O texto foi publicado originalmente
no Blog dos Nomes, de autoria de Maria Pilar Neto.
Para ler o texto em seu sítio original,
Nomes literais transmitem-me sensações muito agradáveis. Acho-os frescos, modernos, suaves, relaxantes. Concha é dos que mais gosto, transporta-me automaticamente para mar, praia, verão, sol, calor – e parece-me lógico que assim seja. As próprias conchas-do-mar são tão bonitas e especiais que são usadas em decoração de interiores, quando o objectivo é criar um ambiente descontraído.
. |
Concha é originalmente um diminutivo do nome espanhol Concepción, o equivalente a Conceição, em português. Significam “concepção”. Hoje em dia também já é a forma curta de Constança, o que me leva a crer que Concha já é associado às classes elitistas portuguesas. Por exemplo, a autora do blog A Vida a 4D tem quatro filhos: Afonso, Manuel, Vicente e Concha. Até acho giro estas “misturas”; nomes tradicionais e depois um “moderno” literal e raríssimo como nome próprio português.
No entanto, ao contrário de outros nomes como Caetana, Carlota ou Constança,Concha associo simplesmente a algo leve e fresco.
Em Portugal, a realidade de Concha é a seguinte: 8 registos em 2011, 6 em 2012, 2 em 2013 e 10 no ano passado. Quem gosta de outros literais como Clara, Flor,Flora, Íris, Luna, pode ver em Concha um nome perfeito: pouco usado, literal, bonito, com imagens mentais fortes e poéticas (o “mar” é dos elementos artísticos mais retratados na poesia). E para os pais que gostam de manter a mesma inicial,Clara & Concha parece-me um par adorável!
Sou apaixonada por este nome assim que a minha mãe me falou nele (já há muito tempo). Usaria Concha com muito orgulho.
Maria Pilar Neto.
E vocês, o que pensam deste nome?
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário