sábado, 11 de julho de 2015

Clara

..
Forma feminina do nome em latim tardio Clarus que queria dizer "claro, brilhante, famoso". O nome Clarus foi confirmado por alguns santos iniciais. A forma feminina foi popularizada pelo século XIII por Santa Clara de Assis (chamada Chiara em italiano), um amiga e seguidora de São Francisco, que deixou sua família rica para fundar a ordem  de freiras, conhecidas como as Clarissas. Como um nome em Inglês tem sido  usado desde a Idade Média, inicialmente na forma Clare, embora a ortografia latina Clara se tornou mais popular no século XIX.

Variantes: Chiara (italiano), Klara (alemão), Claire, Clare, Kiara (inglês).

Diminutivos: Chiarina, Claretta (italiano), Claribel, Clarinda, Clarette (inglês).

Formas masculinas: Clair (Inglês), Clarus (Late Roman).

Outros idiomas: Klara (croata), Klara (Checo), Klara (dinamarquês), Claire (francês), Klara (húngaro), Klara (letão), Klara (norueguês), Klara (polonês), Klara (russo), Klara (Eslovaca), Klara (eslovena), Klara (sueco), Klara (ucraniano).

Santa Clara de Assis pertencia a uma família nobre e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário