quinta-feira, 2 de julho de 2015

Arabela

*** Texto originalmente publicado no Blog
dos Nomes, de autoria da blogueira Joana Recharte.
Para ler em seu sítio original, clique aqui. 

.

Tão bem tratado à luz das artes, o nome Arabela tem sido figura de destaque na poesia e na literatura anglófona ao longo dos séculos com os contributos de Alexander Pope (in O Rapto da Madeixa) e Rafael Sabatini (in Captain Blood), obras onde foi retratada como uma mulher carismática, cheia de energia e fiel aos seus ideais. Richard Strauss dedicou-lhe uma ópera (Arabella, 1933), e George Heyer (1949) um romance. Mais recentemente, J.K. Rollings incluiu uma Arabella na tão afamada saga Harry Potter.


Arabela foi um nome muito utilizado na Idade Média na Escócia e, mais tarde, nos séculos XV e XVI em Inglaterra. Parece derivar de Orabilis, que significa exorável, alguém que pode ser demovido com súplicas, que é amável e benevolente. É, também, uma provável variante de Annabel, uma variante da palavra latina Amabel, que significa amável.

Foi utilizado comumente pela aristocracia inglesa no século XVIII, destacando-se a figura influente e admirada de Arabella Stuart (1575-1615), descendente de Henrique VII e segunda na linha de sucessão de Elisabete I. Mais tarde, surge no palco aristocrático Arabella Churchill, que se tornou muito próxima de Jaime I, está ligada à origem de famílias influentes como os Churchills e a família da Lady Diana Spencer (mais conhecida como a querida Princesa Diana).

Arabella tem vindo a subir substancialmente no Ranking Britânico ao longo dos últimos anos, não tendo entrado ainda no TOP 100 (em 2013 estava em 157º). Em Portugal e no Brasil, tem-se mantido tímido ao longo dos anos. Com a efusão brasileira de Manuela, Isabela e Gabriela será que temos no horizonte uma Arabela a chegar como alternativa? Portugal nunca foi o maior fã de nomes com terminação em –ela, mas sem dúvida, este nome pauta pela originalidade em confronto com outras terminações tão usadas como as –anas ou as –inas.

Esta é a minha ideia de Arabela: um nome cheio de jovialidade, energia e boa disposição. Um nome… divertido, pertencente a uma menina que sem dúvida seria inesquecível! Como diminutivos destacam-se Ara (acho muito bonito), Ari e Bela. Pode também ser a pequena Abi (o que lhe concede muitos pontos a favor).

Joana Recharte.

Que dizem? Parece-vos bem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário