quinta-feira, 2 de julho de 2015

Amália


*** Este texto foi originalmente escrito
no Blog dos Nomes, de autoria da blogueira
Maria Pilar Neto. Para ler o texto em seu sítio original, clique aqui. 



Não podia começar este post sem sublinhar o seguinte: Amália é sem dúvida o meu nome feminino preferido, já há muito tempo. O facto de ser clássico, vintage, pouco usado, atrai-me imenso. 


Amália chega-nos através do nome germânico Amala, cujo elemento amal significa “trabalho, trabalhadora”. A variante mais conhecida cá em Portugal é Amélia, que, nesta fase, parece agradar mais aos portugueses. 

Outras variantes: Amalie (alemão), Amelia (alemão, inglês, holandês, espanhol, italiano, polaco), Amilia (inglês), Emelia (inglês), Amalija (croata, lituano, esloveno). 

Sendo Emília muito parecido com Emelia, é uma boa alternativa para quem achaAmália “demasiado pesado”. 

Quanto aos registos, nasceram apenas 2 meninas com este nome em 2011, 11 em 2012, 15 em 2013 e 13 em 2014. Pode não parecer muito, mas ano após ano os registos aumentam um bocadinho – considero a descida de 2013 para 2014 pouco significativa. Das 13 crianças nomeadas "Amália" que nasceram em 2014, uma é a filha da atriz portuguesa Ana Rocha, o que pode catapultar o nome para posições mais elevadas. Ainda sobre famosos, os príncipes do Luxemburgo, Félix e Claire, deram o mesmo nome à filha (Amália Gabriela Maria Teresa), assim como o jogador de futebol Javi Garcia. 

Amália integra-se perfeitamente no estilo de nomes mais usados em Portugal: Leonor, Beatriz, Sofia, Laura, Clara, Alice, Camila, entre outros. Tem uma sonoridade muito agradável, é forte e delicado ao mesmo tempo, é internacional, pouco usado… Só vejo vantagens. E sim, é o nome da nossa querida Amália Rodrigues, considerada “a supremacia do fado”, “a voz de Portugal” e “uma das mais brilhantes cantoras do século XX”. Está sepultada no Panteão Nacional, juntamente com outros portugueses ilustres. 

Apenas como curiosidade, o fado foi elevado a Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Acho que uma menina Amália ia adorar ter um nome carregado de simbolismo nacional, além de que teria um nome lindo, na minha opinião. Mas claro, eu sou suspeita para falar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário